Deni Zolin

Estudos apontam 50 óbitos por vacina da Covid-19 no Brasil, mas imunizantes salvaram milhares de pessoas

Uma notícia publicada nesta terça (27), com dados do Ministério da Saúde, revela que pelo menos 50 pessoas no Brasil morreram em decorrência das vacinas contra a Covid-19. Mas segundo o governo, os dados revelam que, como foram utilizadas 510 milhões de vacinas no país, foi um óbito a cada 10 milhões de doses aplicadas. 


Por outro lado, a própria doença causou 37,5 milhões de casos e 703 mil mortes, o que representa 190 mil mortes a cada 10 milhões de casos.

 
Segundo o ministério, foram 4.458 notificações de efeitos adversos graves da vacina com “desfecho óbito”. Porém, após investigação aprofundada, 50 mortes tiveram “relação causal consistente com a vacina”, o que representa 0,013 caso a cada 100 mil vacinas aplicadas. Todos os óbitos foram em adultos. 


Dos 50 casos, 28 tinham tomado vacina da AstraZeneca, 17 a da Coronavac, 4 a da Janssen e 1 a da Pfizer. Em boletim, o Ministério da Saúde avalia:


– Como qualquer outro medicamento, não se pode descartar totalmente o risco de ocorrência de evento grave. É importante destacar, no entanto, que estes eventos são muito raros, ocorrendo em média um caso a cada 100 mil doses aplicadas, apresentando um risco significativamente inferior ao risco de complicações pela própria covid-19.

 
Projeção do Imperial London School estima que só no Brasil, a vacina evitou que ocorressem pelo menos 700 mil mortes até o final de 2021. Vale lembrar que estávamos no meio de uma guerra contra a Covid, com mais de 3 mil mortes por dia, e a vacina foi fundamental para salvar vidas. 


Porém, algum risco, mesmo que mínimo, sempre vai haver, em qualquer medicamento.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Impostos sobre a gasolina devem entrar em vigor nesta semana Anterior

Impostos sobre a gasolina devem entrar em vigor nesta semana

Vacina contra a dengue deve chegar nesta quarta a Santa Maria. Veja preço e quem pode tomar Próximo

Vacina contra a dengue deve chegar nesta quarta a Santa Maria. Veja preço e quem pode tomar

Deni Zolin